A Importância das próteses dentárias
- Thiago Meira
- Nov 19, 2024
- 4 min read
Introduação:
Uma prótese por definição, no campo da saúde, é alguma peça ou dispositivo que serve para substituir ou restaurar um órgão comprometido ou perdido. Na boca o dente também é referido como um órgão, o órgão dentário, e quando comprometido, pode ser reconstruído ou substituído por uma prótese dentária que geralmente é uma peça feita em laboratório com material que simula o dente. Há uma especialidade odontológica denominada Prótese Dentária e o cirurgião-dentista que se especializa nesta área é conhecido como Protesista. Este, está mais bem preparado para trabalhar com diversos tipos de próteses odontológicas e resolver os problemas relacionados. Vamos conhecer neste texto os principais tipos de próteses odontológicas.
Prótese total removível:
Este tipo de prótese está indicada em casos de pessoas que perderam todos os dentes em pelo menos alguma das arcadas dentárias. É um tratamento reabilitador bastante antigo e que continua em uso até hoje, conhecida como “dentadura”. Uma das suas vantagens é o modo de confecção com etapas bem definidas e custo acessível. A desvantagem que os pacientes mais se queixam é o fato de serem removíveis e por isso poder causar algum constrangimento. Além disso, com a perda total dos dentes os ossos dos maxilares vão diminuindo e em consequência, a retenção destas próteses vão diminuindo, principalmente a da arcada inferior, o que causa um impacto direto na sua função.
Prótese total fixa:
Indicada para pessoas que perderam todos os dentes, também referidas como edêntulas. Este tipo de prótese é fixa em implantes dentários, que são parafusos que grudam no osso e suportam muito bem a carga mastigatória por longo tempo. O fato de serem fixas oferecem grande vantagem ao paciente, que tem mais confiança e autoestima com seus dentes. É conhecida como prótese protocolo e oferece mais eficiência mastigatória e maior impacto positivo na qualidade de vida. Em comparação à prótese total removível, essas necessitam de um procedimento cirúrgico para a instalação dos implantes, e o pós-operatório pode depender da complexidade da cirurgia. A limpeza do protocolo deve ser feita com acessórios especiais facilmente encontrado em farmácias, como escovas interdentais, passa fio, e jato de água pressurizada. Embora tenha maior custo quando comparada às removíveis, as vantagens oferecidas e materiais utilizados justificam muito o valor financeiro.
Coroa Total:
Este tipo de prótese é bastante comum em dentes muito destruídos por cárie ou fratura dental, porém a raiz ainda está íntegra e bem firme no osso. A coroa total simula toda estrutura visível de um dente e deve ser encaixada na estrutura restante da coroa dental que será preparada pelo dentista em formato específico. O material mais utilizado para fazer essa prótese é a cerâmica (porcelana) por suas propriedades de resistência e boa estética. Cimentos resinosos são muito aplicados para “colar” esta prótese no dente e tem uma longevidade grande quando respeitadas todas as etapas clínicas.
Inlay e onlay:

Também conhecidas como “blocos”, as inlays e onlays são peças protéticas para recobrir partes dos dentes posteriores perdidas por cáries extensas geralmente. Feitos em materiais resistentes, como cerâmica e resina, reforçam a estrutura dental em casos de dentes que foram danificados, mas ainda mantem os seus contornos originais de esmalte. Também são peças feitas em laboratório e devem ser cimentadas na estrutura dental com cimentos odontológicos.
Laminados cerâmicos (faceta dental, lentes de contato dental):
Este é um tipo de tratamento protético bastante procurado, porém nem sempre bem indicado. Trata-se de uma cobertura frontal para os dentes da frente, modificando sua forma e cor. As facetas ficaram muito conhecidas por conta dos sorrisos dos artistas de Hollywood, com aspecto branco e reto. Com a evolução dos materiais dentários foi possível confeccionar peças cada vez mais finas, ficando assim conhecidas no Brasil como lentes de contato dentais. É necessário preparar os dentes com alguns desgastes para receber esse tipo de prótese, podendo variar a forma e profundidade dos desgastes conforme o problema que havia nos dentes. É uma excelente solução estética e funcional para dentes extensamente restaurados e ou desgastados, com alterações maiores de forma e cor.
Atualmente, muitas pessoas têm buscado colocar facetas nos dentes pelos apelos excessivos da mídia que mostra uma estética muito padronizada e artificial. O mais preocupante é que muitas pessoas se arriscam a realizar "transformações" no sorriso com profissionais sem a qualificação técnica necessária, comprometendo a saúde dos dentes e gengivas, além de prejudicar a imagem da Odontologia.
Conclusão:
O universo das próteses dentárias enriquece muito as possibilidades de reabilitação oral, enaltecendo a Importância das próteses dentárias que as devolvem estética, função, autoestima e qualidade de vida. É sempre importante deixar a mensagem, principalmente nos dias atuais, que escolha um profissional que compreenda as reais necessidades das pessoas e que se dedique aos tratamentos com ética e respeito.
Texto por Dr. Thiago Meira sócio proprietário da Clinica Benvenuti Odontologia.
Texto editado e formatado por Yuri Vieira Richter Backer, bacharelando de Odontologia.
Commentaires