top of page
Search

Limpeza Dentária ( Profilaxia) a Cada 6 Meses: É Realmente Necessário?

  • Writer: Thiago Meira
    Thiago Meira
  • Aug 14, 2024
  • 4 min read

A recomendação de visitar o dentista a cada 6 meses para limpeza dentária é amplamente discutida, mas é realmente necessária? Entenda por que essa prática é essencial para a saúde bucal.



Limpeza Dentária
Imagem ilustrativa de uma limpeza Dentária

 

Introdução

A clássica recomendação de ir ao dentista a cada 6 meses é muito parecida com a também clássica recomendação de escovar os dentes 3 vezes ao dia e usar o fio dental. Na teoria parece simples e racional, mas na prática grande parte das pessoas não faz. Mas porque?

 

Porque a dificuldade?

Um dos prováveis motivos para as pessoas não darem tanta atenção aos cuidados com os dentes, é que requer bastante esforço. Não é fácil realizar todos os cuidados necessários para termos uma boa saúde bucal para toda a vida. Outro motivo é a falta de informação e entendimento necessários para poder tomar atitudes básicas que fazem grandes diferenças.

 

É necessário limpeza a cada 6 meses?

Mas vamos à pergunta que não quer calar? Preciso fazer limpeza no dentista a cada 6 meses? Primeiro devo explicar o porquê desta recomendação tão equilibrada. O intuito é PREVENÇÃO! A própria palavra PROFILAXIA é um termo utilizado na área da saúde para indicar procedimentos de prevenção. Nada melhor que chegar até algum profissional de saúde e ouvir que não há problemas graves, receber instruções que possam evitar problemas que estão no início, e estar em dia com a sua SAÚDE.

Seis meses é um tempo bastante razoável para que um processo AINDA reversível de cárie possa se desenvolver e possa ser identificado, ou algum problema na gengiva, como gengivite, que possa ser tratado e prevenido ainda em tempo antes que ocorram danos no osso ao redor do dente, doença conhecida como periodontite.


Meus Adendos

Como cirurgião-dentista formado há muitos anos, tenho atendido muita gente e percebo que algumas pessoas cuidam muito bem dos seus dentes e muitas outras nem tanto. Também há pessoas que tem uma forte tendência de acúmulo de tártaro e manchas escuras nos dentes e outras não. O fator individual também interfere no tempo necessário para retorno de acompanhamento. Muitos casos ao invés de 6 meses, recomendamos 3 meses ou menos, porém não são a maioria.

 

O Impacto da Visita Esporádica

A verdade mesmo é que gosto muito de ter uma visão equilibrada sobre as coisas, incluindo as recomendações de cuidado e prevenção aos nossos pacientes. Mas, precisamos conhecê-lo e acompanha-os ao longo do tempo. Não adianta querer ir ao dentista a cada 2 anos ou mais! É muito arriscado que algum problema apareça e muitas vezes de forma mais grave, o que trazem experiências de tratamentos mais complicados. Esse padrão de visita esporádica ao dentista no momento da urgência ou da necessidade, historicamente tem criado uma aversão ou um medo de ir ao dentista, pois depois de tanto tempo sem cuidados os tratamentos são mais difíceis, demorados e muitas vezes dolorosos. 


Antes e depois de limpeza dentária profissional.
Resultado de remoção de tártaro na parte de trás dos dentes de baixo.

A Evolução da Prevenção na Saúde Bucal

Hoje em dia, a nova geração de famílias já tem entendido a importância da prevenção para a saúde geral e bucal. As crianças são trazidas para consultas de profilaxia com maior facilidade e isso tem criado duas coisas muito valiosas. A primeira é uma geração totalmente livre de cárie e doenças na gengiva. Que emoção eu sinto de atender um jovem com todos os dentes e sem nenhuma intervenção odontológica e imaginar que aqueles dentes podem durar uma vida inteira através do acompanhamento profissional e prevenção. A segunda coisa boa é o surgimento de uma geração que não tem medo de ir ao dentista, pois sem tratamentos odontológicos complexos não há necessidade de agulhas ou barulho de “motorzinho” que já foram o terror de uma geração passada que não tinha a cultura forte da prevenção (isso inclui dentistas e pacientes).


O Custo da Prevenção

“- E o custo disso Dr.?” É algo muito indagado pelos pacientes que vir ao dentista com frequência gera custos. Eu entendo, pois nossa vida financeira deve estar bem saudável assim como nossa saúde bucal. Mas, como diz o velho ditado “prevenir é melhor que remediar” e o “remédio” nestes casos é o tratamento odontológico, e a depender da gravidade do problema, os custos com tratamentos podem se tornar muito maiores que as consultas de profilaxia.


 Conclusão

Por fim, através deste texto, espero ter motivado você leitor a ter maior consciência da importância da prevenção para se ter uma saúde bucal muito boa e uma relação de harmonia com a odontologia. E respondendo à pergunta inicial, “SIM”, 6 meses é um tempo muito bem indicado para as consultas de prevenção para a média da população. Os casos tidos como exceções, que podem ter um intervalo menor ou maior para retorno, podem ser bem orientados após a criação de vínculo com um dentista que conheça o funcionamento do seu organismo e as suas próprias atitudes de autocuidado com a saúde bucal.

Agende uma consulta com seu dentista para garantir que sua saúde bucal esteja em dia. Não deixe para depois o que você pode prevenir hoje!




https://www.benvenutiodontologia.com.br/
https://www.thiagomeira.com.br/









Texto por Dr. Thiago Meira sócio proprietário da Clinica Benvenuti Odontologia.

Texto editado e formatado por Yuri Vieira Richter Backer, bacharelando de Odontologia.

 
 
 

Comentários


bottom of page